Cancelada a parada programada do dia 23/01/2025
21/01/2025
ATUALIZAÇÃO CONTÍNUA – A Carta de Serviços, que foi conduzida pelo Comitê Executivo de Gestão Estratégica da SEFAZ, órgão vinculado ao Gabinete do Secretário de Estado da Fazenda, terá atualização contínua com foco em uma linguagem simples e uma otimização maior de processos institucionais, garantindo aos visitantes do serviço uma melhor experiência do usuário na navegação.
A nova ferramenta, que foi financiada com recursos do PROFISCO II, é um instrumento de gestão pública e democrática que busca informar o usuário sobre os serviços prestados pela SEFAZ-PB no portal, além de esclarecer as formas de acesso, os compromissos e padrões de qualidade de atendimento. QUEM DESENVOLVEU – O Projeto da “Carta de Serviços ao Usuário” (CSU) foi conduzido pela Gerência Executiva de Normatização e Auditoria da Conformidade dos Procedimentos Fiscais (GECON), liderada pelo gerente executivo Gilberto Rolim e equipe, com apoio permanente da Gerência Executiva da Escola de Administração Tributária, por meio da gestora Elaine Carvalho, além da colaboração da equipe da 1ª Gerência Regional da SEFAZ-PB, sob a Gerência de André Filgueiras. NOVA FERRAMENTA E A LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO – A nova ferramenta da Carta de Serviços ao Usuário cumpre com as exigências da Lei de acesso à informação (Lei 12.527, de 18/11/2011), e da Lei de participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos (Lei 13.460, de 26/6/2017). LEGISLAÇÃO DO E-GOV NA PARAÍBA – O Governo do Estado da Paraíba instituiu por meio do Decreto nº 39.271, de 28/6/2019, o Comitê Gestor de Governança – CGG (com assento do Secretário de Estado da Fazenda SEFAZ) que induz a construção de mecanismos efetivos de promoção da transformação digital, que impacte no cotidiano social e na interação entre sociedade e governo. Em dezembro de 2019, foi instituído o Governo Digital, por meio do Decreto nº 39.815, e a Lei do Governo Digital, nº 14.129, de 29/3/2021, que estabelece princípios, regras e instrumentos para o Governo Digital e o aumento da eficiência pública. O Decreto Estadual nº 41.507, de 20/8/2021, institui a Estratégia de Governo Digital - EGD para o período de 2021 a 2026 e, em 10/5/2023, o OFÍCIO n° SAD-OFI-2023/03345 criou as Comissões das Estratégias de Governo Digital (2021/2026) – CPEGD, dentre elas, foi autorizada a criação pela SEFAZ-PB de sua Comissão. COMO NASCEU A CARTA DE SERVIÇOS – Diante da nova legislação em vigor, em julho de 2024, o diretor executivo de Administração Tributária da SEFAZ-PB (DEAT), Rômulo Agra, demandou à Equipe do Projeto a incumbência de sistematizar os elementos disponíveis para conceber e coordenar a execução do Projeto da Carta de Serviços ao Usuário, culminando com um modelo de gerenciamento da higidez e atualidade da ferramenta, representativo de iniciativa de modernização e inovação da gestão fiscal no Estado da Paraíba. Para alcançar o objetivo, a Equipe do Projeto estabeleceu tratativas junto a Secretaria de Estado da Administração (SEAD, Gerência Executiva de Serviços Digitais) e com a Secretaria de Estado da Comunicação Institucional (SECOM-PB), examinou a experiência de inúmeras outras Instituições a favor das boas práticas na estruturação da Carta de Serviços ao Usuário da SEFAZ-PB.
Fonte: SEFAZ/PB (Retirado do Meu Site Contábil)
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